Perguntas Frequêntes

A Pós-graduação Unifacvest oferece uma diversidade de cursos e serviços para melhor atender você.
Aqui você encontra as perguntas mais frequentes feitas ao SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente.

 

O que é um curso de pós-graduação lato sensu?

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.

 

Quais as diferenças entre os cursos lato sensu e stricto sensu?

Existem duas categorias de cursos de pós-graduação no Brasil: os da modalidade lato sensu (especializações e MBAs) e da modalidade stricto sensu (mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados).

Os cursos lato sensu têm carga horária mínima de 360 horas, podem ser oferecidos à distância e direcionam-se ao aperfeiçoamento profissional – designam cursos que se seguem à graduação. Ao final deles, o aluno precisa defender uma monografia ou um trabalho de conclusão e recebe um certificado. Já os cursos da modalidade stricto sensu disponibilizam aos alunos conhecimentos mais específicos, focados em determinadas áreas, além de serem voltados à pesquisa. Ao final do curso, o aluno receberá um diploma.

 

Como é o processo de seletivo para cursos de especialização?

A seleção para os cursos de pós-graduação lato sensu podem ser realizadas por prova escrita, entrevista e/ou análise de currículo. Cada instituição tem autonomia para estabelecer seus critérios de seleção, podendo optar por uma destas formas ou por combinações entre elas.

A Unifacvest faz a análise de currículo como forma de seleção.

 

Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?

Sim. A multidisciplinaridade tem sido muito incentivada nos cursos de pós-graduação. Mas lembre-se: uma pós-graduação em uma área diferente será útil apenas se o curso lhe ajudar a desempenhar melhor a sua profissão da graduação. Para mudar de área de atuação é necessário cursar uma nova graduação, pois a pós-graduação não habilita competências profissionais.

 

Existe diferença entre um curso de especialização e um MBA?

Apenas no enfoque do curso. O MBA (Master in Business Administration) é um curso de especialização (pós-graduação lato sensu) voltado para a formação de executivos, ou seja, para a prática empresarial. Assim como todos os cursoslato sensu, para ser considerado como curso de especialização o MBA precisa ter duração mínima de 360 horas e atender aos requisitos estipulados pelo do MEC. Cursos com menos de 360 horas, MBAs ou não, são considerados cursos de aperfeiçoamento.

 

Os cursos da Unifacvest são credenciados pelo MEC?

A concepção dos cursos de pós-graduação – “lato sensu”, do CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST, visa aprimorar a competência e o desempenho de profissionais contemporâneos. Os cursos são organizados com 360 h/a, nos termos das Resoluções MEC/CNE/CES no 1, de 03 de abril de 2001 e  no 1, de 08 de junho de 2007 e CREDENCIADO pela PORTARIA Nº 864 de 30 de junho de 2011.

 

 

Se preferir, faça também sua pergunta.

Faça sua pergunta

Nome*:

E-mail*:

Pergunta*: